Chuva intensa e ventos de até 100 km/h: confira previsão de tempestade para o RS
08/05/2025
(Foto: Reprodução) Inmet tem alerta vermelho válido até sexta-feira (9) para áreas do Oeste e Centro-sul gaúcho. Algumas cidades podem ter microexplosões. Em Uruguaiana choveu ao menos 140 milímetros na quinta-feira (8). Previsão de tempestade para sexta-feira no Rio Grande do Sul
Divulgação/ Inmet
O avanço lento de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul intensifica condições severas de tempo em todo o estado do Rio Grande do Sul entre esta quinta (8) e sexta-feira (9), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O Inmet publicou um alerta vermelho, válido até 12h de sexta-feira (9) para áreas do Oeste e Centro-sul gaúcho, indicando grande perigo de tempestade. Para o restante do estado, o alerta é laranja, de perigo potencial.
Segundo a Climatempo Meteorologia, algumas cidades do Oeste podem ter microexplosões, ou seja, pancada de chuva volumosa, rápida e com vento podendo ultrapassar os 100 km/h.
(A microexplosão é um fenômeno que pode ocorrer quando existem tempestades intensas com muitas descargas elétricas, granizo e água na base da nuvem.)
Na tarde desta quinta, a situação mais grave se concentrou na Fronteira Oeste, especialmente em cidades como Alegrete e Uruguaiana.
Em Uruguaiana, segundo a Defesa Civil, choveu pelo menos 140 milímetros nesta quinta (8) — superando a média mensal histórica — e cerca de 30 famílias foram atendidas com lonas. Há registros de múltiplos pontos de alagamento e queda de árvores.
Já em Alegrete, a tempestade causou destelhamento de pelo menos 20 locais, incluindo casas, uma escola municipal e o Instituto Federal Farroupilha. As aulas nessas instituições foram suspensas nesta sexta e também no sábado (10). A cidade acumulou 98 milímetros de chuva até o início da tarde, e dez bairros enfrentaram alagamentos e interrupções no tráfego.
Previsão para sexta-feira
Segundo a Climatempo, o volume de chuva nas próximas horas seguirá elevado. Confira a maior quantidade de chuva prevista para sexta-feira:
Arambare: 163 mm
São Gabriel: 155 mm
Caçapava do Sul: 146 mm
São Sepe: 138 mm
Santa Maria: 127 mm
São Lourenco do Sul: 109 mm
Cachoeira do Sul: 106 mm
Santiago: 105 mm
Encruzilhada do Sul: 100 mm
São Borja: 99 mm
Na Serra, a previsão é de pancadas intensas principalmente à noite, com volumes de até 50 mm em pouco tempo, o que pode provocar novos transtornos, segundo a Climatempo.
Uruguaiana tem transtornos com chuva forte
Em Porto Alegre
Na capital, Porto Alegre, a Defesa Civil emitiu alerta preventivo para a sexta-feira.
A previsão indica chuvas entre 6h e 23h, com possibilidade de acumulados acima de 80 mm, além de rajadas de vento que podem passar dos 80 km/h, risco de granizo e descargas elétricas.
A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) está mobilizada e a recomendação é de que a população evite sair de casa nos períodos de maior instabilidade, busque abrigo seguro e evite áreas alagadas e margens de rios.
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros). O monitoramento segue em andamento, com atualizações a qualquer momento.
Em Uruguaiana, choveu 80 mm em 3 horas, segundo prefeitura
Mariah Coi/RBS TV
Quinta-feira começa com chuva na Fronteira do RS com a Argentina
VÍDEOS: Tudo sobre o RS